quarta-feira, 29 de abril de 2009

Água

A água é o principal ingrediente da cerveja, que é composta por 90 a 95% de água. A cerveja é uma bebida simples, feita com poucos ingredientes. Por isto, a qualidade destes influi muito, principalmente a água utilizada. Tanto isso é verdade que os cervejeiros colocam para sua água, que provém de várias fontes, exigências mais elevadas do que a própria legislação específica de água potável.

Para a cerveja, são necessários alguns cuidados. Por exemplo, a água utilizada deve ser livre de impurezas, portanto bem filtrada, sem sabor e cheiro. Desta forma também deve ser isenta de cloro e outras substâncias utilizadas na limpeza da água dita potável.


(Serra da Caneca Fina, Rio de Janeiro)

A água é tão importante para a fabricação da cerveja que
certos tipos de cerveja só são possíveis com o tipo de água adequado. Por exemplo uma Pilsen requer o uso de água com pouca mineralização e baixa alcalinidade, por outro lado, para fazer uma Stout, é necessário o uso de água com elevada alcalinidade e elevado teor de bicarbonatos.
Aliás, antigamente, as cervejaria eram instaladas perto dos cursos de água. Hoje, graças aos avanços, é possível tratar a água e adequá-la de forma ideal às exigências do respectivo tipo de cerveja, tudo para garantir uma maior qualidade na bebida. Uma água "errada" pode levar a desvios no aroma e paladar, assim como na própria vida útil da cerveja.

Os seus sinônimos são: acqua, na Italia; wasser, na Alemanha; water, para os ingleses e norte americanos; eau, na França e agua, para os de idioma espanhol.

Um comentário:

Jean disse...

Prezado Rodrigo,

Quando li o título da postagem, até me assustei... depois entendi: estavas falando sobre o ingrediente água.

Foi engraçado ler o título água num blog cervejeiro!

Um abraço,

Jean Claudi.