domingo, 27 de abril de 2008

Cervejas malzbier

Nessa comparação, 5 cervejas (as mais facilmente encontradas) foram degustadas: Antarctica, Brahma Malzbier, Crystal, Itaipava e Nova Schin, tomando o cuidado para que todas as garrafas estejam com a data de validade mais ou menos próxima uma da outra, para evitar qualquer.

Antes, um pouquinho de história.
Malzbier (ou "cerveja de malte"), geralmente, são escuras e doces. Basicamente, esse tipo de cerveja leva caramelo em sua composição, por isso são mais doces.

Dito isso, vamos às cervejas:


Antarctica Malzbier:
Cerveja com 4,0% de teor alcoólico, tem uma espuma de boa duração, achei bastante saborosa. Tem o aroma e sabor adocicado, em função da adição de caramelo em calda no processo produtivo e um amargor bem suave no final.



Nova Schin Malzbier:
Achei essa cerveja bastante doce, chegando a enjoar um pouco. Apesar de seus 4,3% de teor alcoólico, quando ficou um pouco mais quente, lembrou coca-cola sem gás.


Crystal Malzbier:
Achei essa cerveja um pouco aguada, sem gosto até. Uma das mais fracas, mesmo com 4,2% de teor alcoólico.


Itaipava Malzbier
:
Ela se apresentou, na minha opinião, como a melhor das cervejas degustadas. Bem equilibrada, com 4,2% de teor alcoólico, espuma cremosa, um delicioso aroma de café e de malte tostado, e no paladar, café, café e café. Não era tão doce como as outras, onde ganhou pontos comigo.


Brahma Malzbier:
Com 4,0% de álcool, me pareceu ser a mais equilibrada de todas, não sendo tão doce quanto as outras. Juntamente com a Antarctica e Itaipava, são as melhores do grupo.


Visualmente, todas são mais ou parecidas (espuma caramelo de média duração, cor escura, lembrando café, as vezes num tom mais avermelhado), aroma parecido, com notas de malte tostado e caramelo.

Mas é no paladar que surgem as diferenças.

Coincidência ou não, as Malzbier, de certa forma, acompanham as versões Pilsen, com Crystal e Nova Schin como as piores, Brahma e Antarctica brigando entre elas e, na minha opinião, uma ligeira vantagem para a Itaipava.

E você?? Gosta das Malzbier?? Conhece alguma outra?? Concorda comigo? Comente aqui então!!

30 comentários:

VdeAlmeida disse...

Caro Rodrigo

Por cá, só mesmo as "velhas" lagers da Brahama! Quue pena não podermos ter mais coisas aí do Brasil

Saudações!

serveja disse...

Eu gosto de Malzbier!!!
E o resultado do teste não me surpreendeu muito, realmente não tem como comparar o sabor da Brahma com o da Crystal. Rs.
Abraço

serveja disse...

Eu gosto de Malzbier!!!
E o resultado do teste não me surpreendeu muito, realmente não tem como comparar o sabor da Brahma com o da Crystal. Rs.
Abraço

rodrigo disse...

Caro VdeAlmeida, a situação ai é séria mesmo então. Provei a Sagres, uns 2 ou 3 anos atrás, e me pareceu ser a mesma coisa que as nossas. Existem cervejas brasileiras muito melhores que Brahma, e em qualquer estilo.
Em compensação, Bélgica, Alemanha, Holanda e etc., ficam muito mais perto de você. Temos que cruzar um oceano!!!
Abraços

Serveja, realmente Crystal, não importa o estilo, não dá!! Mas existem piores viu?? hehe
Obrigado pela visita.
Um abraço

VdeAlmeida disse...

Pois é, temos a vantagem de estar mais perto desses países. Mas se os importadores não as trouxerem, é o mesmo morar perto ou longe.
Aí, só indo de viagem até lá, quue é o que faço quando posso.
Das nossas, se tuver oportunidade prove a Bohemia, que é razoável. E a Tagus também não é má de todo.
Abraço

rodrigo disse...

Ah sim, já ouvi comentários sobre a Tagus. Dizem que, realmente, não é tão má assim, mas também, muito parecida com as nossas pilsen.
Salvo engano de minha parte, só a Sagres é importada para o Brasil atualmente.

alisson capistrano disse...

sempre vi a antartica como a primeira. Mas ate entao nao tinha tomado a itaipava.
Veremos..

Fabio disse...

Amigo vc sabe se aqui em Portugal ou na Europa tem uma malzebier parecida com as do Brasil, tipo a brahma? pq ja tomei uma que é muito amarga...

rodrigo disse...

Fabio, desculpa a demora...
Infelizmente, não sei te responder se existe alguma cerveja malzbier, no tipo da Brahma, que é vendida na Europa. Talvez você encontre na Alemanha, país de origem desse tipo de cerveja.
abraços

foposano disse...

Fico entre a brahma e a antartica.Nunca provei essa itaipava.Aqui em NATAL não tem.Se tem gosto de café deve de ser deliciosa.Agora quem já provou a CARACÚ deve pensar comigo: Que cerveja ruim da peste.Amarga pra caramba .Pra mim a pior de todas.

Silvia Ramme disse...

Concordo com o teste, mas a Itaipava não provei(verei se encontro)...e realmente a Caracu(comentada pelo "foposano" é horrível mesmo!

Roger Jose disse...

A Brahma eh a melhor de todas...sem comparação

Juliana disse...

E a Xingu vcs jah provaram?? Ela não é mto doce, e nem tão amarga qto as cervejas claras, desce levemente e nã deixa gosto amargo no final...bjs té mais

Anônimo disse...

AFINAL!!!!!
QUAL DE TODAS ELAS É A MAIS DOCE???
ESSA É A PERGUNDA QUE VCS DEVERIAM RESPONDER.
É A MAIS INTRIGANTE.
QUAL CERVEJA MALZBIER É A MAIS DOCE???

rodrigo disse...

Juliana, a Xingu ficou de fora simplesmente porque é de outro estilo, Sweet Stout. Mas eu gosto dela.

Anônimo, o adocicado faz parte do estilo, então todas são. Mas a Crystal e a Nova Schin, em minha opinião, eram um pouco mais doces que as outras.

Igor disse...

foposano
"Agora quem já provou a CARACÚ"

Foposano, a cerveja caracu não é do tipo malzbier, apesar de também ser de cor escurecida. Por isso não é doce.

Anônimo disse...

a Malzbier do Brasil é diferente das Malzbier fabricadas na Europa... isso pq na Alemanha o teor alcoolico não chega a 1%. e são vendidas como "cerveja sem alcool" ou entao como "bebida energética"... para achar a Malzbier Brasileira na Europa tem que procurar em mercado que vende produtos brasileiros...

Anônimo disse...

olá pessoal..
A Malzbier nasceu na Europa com a proposta de se aproveitar as cervejas de início e fim de filtração, ou mesmo de fim de tanque, onde se adicionava malte escuro para equalizar a cor. No Brasil ela é feita com o mesmo propósito mas é utilizado caramelo para equalizar a cor e xarope de açucar para homogeneizar o sabor, dai saiu sua característica adocicada.

Luis Xavier disse...

Só para informar que já consigo comprar Malzbier aqui em Portugal, neste caso é da Brahma. Após ter provado no Brasil, fiquei fã desse tipo de cerveja.
Nem entendo como é que ainda nenhuma marca portuguesa tentou introduzir no mercado algo semelhante.

Zé Morais disse...

Olá, ótimo post.
Na minha opinião:
Brahma: muito doce.
Itaipava: não vende onde eu moro.
Antarctica: menos ruim.
Nova Schin e Cristal: ruins.
...
Caracu: muito amarga
Te indico a Petra Schwarzbier, gostei muito, o teor alcoólico que é 6,2% rsrs.
Até mais.

druca Fate disse...

Toda cerveja escura é malzbier? A Caracu, por exemplo, é malzbier?

rodrigo disse...

Não. Malzbier é um estilo de cerveja. Em se falando em cervejas escuras temos cervejas de estilo Stouts, Porters, Schwarbier, Dunkel etc.

Anônimo disse...

Olá! E o caracu? O que você acha dela? É melhor ou pior do que as outras?

rafagallas disse...

gostei bastante da Schincariol, mas só no início, parece mesmo muito doce, e enjoativa.
www.rafagallas-minhacolecaodelatas.blogspot.com

Adriana disse...

onde conseguem comprar Malzbier da Brahma em Portugal???

Carla Santo disse...

Para mim o único tipo de cerveja que desce é a escura.
E foi muito interessante encontrar esse Blog, porque estava justamente nesse momento tentando anotar as minhas percepções.
Não tenho todo esse conhecimento que vc sobre os sabores e teor alcóolico, pois a minha avaliação vai para a mais adocicada, quanto mais doce para mim, melhor.
O amargo não me cai bem.
E como vc, até o momento, a Malzbier da Itaipava ganhou em disparada, ficando, na minha opinião, em último lugar a Boehmia. Horrível de amarga.
Adorei conhecer o blog e suas considerações sobre a cerveja escura.
Um grande abraço!

rodrigo disse...

Oi Carla, tudo bom??? Obrigado pelos elogios. Pois volte mais vezes ao blog, conheça mais cervejas... garanto que não vai se arrepender!!!
Ah, e só um detalhe, a bohemia escura é considerada como "Schwarzbier", uma cerveja mais "seca" que a Malzbier, que é um estilo de cerveja mais doce por causa da adição de caramelo.
abraços

Hewerton disse...

Estou degustando a Malzbier da Itaipava nesse momento, é gostei muito tbm, lembra muito a Malzbier da Antartica fabricada antigamente. Muito saborosa essa cerveja e não é tão doce quanto as concorrentes. Das Malzbier que tenho consumido recentemente, pra mim ela é muito melhor do que a Malzbier da Schin, que é enjoada que doi e é um pouco superior a da Brahma.

Rosangela Rocha disse...

A minha preferida e a malzibier da Brahma...

CSS disse...

Mesmo o post sendo antigo, continuo elegendo a Itaipava, como não tomo cerveja "branca", dentre as que conheço é o sabor mais equilibrado. Experimentei algumas importadas mas pelo preço não há grande vantagem.

Em segundo lugar fico com a Xingu, mas é um estilo totalmente diferente, a Xingu é, para o meu paladar, uma cerveja "branca" com coloração escura.